quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Especial volta as aulas: Como resolver os dilemas dos materiais

Tem uma frase que acaba com a felicidade de muita gente e ela é “Volta as aulas” ou “As aulas estão voltando” ou até mesmo “As férias acabaram”, mas uma coisa anima qualquer um, a parte de comprar material escolar. É muito bom ir nas papelarias e ficar escolhendo o que você vai usar o ano inteiro, mas uma coisa te deixa intrigado, você nunca sabe o que é melhor, se é melhor lápis ou lapiseira? Caderno ou fichário? Vou tentar solucionar esses problemas que surgem durante a compra do material, vai que ajuda.

1- Caderno ou Fichário?
Opte pelo fichário se você acha que consegue lidar um ano inteiro com várias folhas soltas, não perdendo nenhum, justamente para não perder alguma anotação importante.
Você pode escolher o caderno caso não consiga se organizar direito, assim é garantido que não vai perder folhas, logo não perderá nenhuma anotação importante.

2- Caderno de várias matérias ou Cadernos separados?
Isso depende muito da sua grade escolar, se você já tem ela em mãos facilita muito, pois sabe o quanto de peso tem que levar em cada dia, assim é mais fácil escolher entre caderno grande e pesado ou um caderno pequeno e mais leve.
Cada um tem uma particularidade, o caderno de várias matérias é mais prático, pois em um só você tem mais de uma matéria, então no todo fica mais leve, já o caderno de uma matéria é melhor para aquelas aulas onde você não precisa fazer muita anotação.

3- Lápis ou Lapiseira?
É uma questão extremamente pessoal, tem quem prefira o lápis pela praticidade, se a ponta quebra é só usar um apontador que está ótimo, tem quem prefira por ser mais grosso e mais escuro na hora de escrever, muitas vezes sendo mais confortável do que a lapiseira.
Mas há quem prefira lapiseira pela escrita ser mais clara e delicada, não se preocupa tanto na hora de trocar a grafite pois ela está muito pequena para ficar no tubinho. Ah lembre de nunca usar a borracha que vem nas lapiseiras, ela serve como bloqueio para a grafite e muitas vezes fica suja manchando a sua folha.

4- Estojo ou Nécessaire?
Se você é como eu e não consegue ficar sem várias canetas coloridas, gosta de post-its, marcadores, muita coisa em um único estojo, prefira aqueles que são maiores ou até mesmo um nécessaire. Já se você faz a linha básica, umas três canetas, lápis, borracha e apontador o perfeito para você seria um estojo pequeno, pense em tudo o que vai querer levar para a escola para depois pensar no que comprar, no tamanho do estojo.

5- Canetas coloridas ou Canetas mais básicas?
Segue a mesma dica do post anterior, se você gosta de destacar tudo, gosta de coisas super coloridas é mais fácil escolher as canetas coloridas, mas lembre-se que em determinadas horas não dá pra ficar trocando de cor, pois o professor fala muito rápido ou apaga o quadro muito rápido, se você não quer passar por isso e nem perder a matéria opte por canetas mais básicas, azul ou preta, e depois você destaca o mais importante em casa, com a ajuda de post-its e até mesmo marca texto.

6- Corretivo liquido, caneta ou fita?
Por questão de tempo e praticidade prefira o de fita, pois não tem que esperar secar, mas há quem prefira o de caneta por ser mais anatômico e por estarmos acostumados com a caneta, mas há quem prefere o bom e velho líquido, por questão de ser o mais antigo e ser um pouco mais fácil de manusear. Uma ótima dica para quem usa o líquido, enquanto ele não seca passe a “bundinha” dele por cima até secar, isso ajuda a alisar a parte corrigida.


Dentre todos esses itens que eu mostrei para vocês, qual você prefere? E qual o motivo dessa preferência? Conta pra mim ai nos comentários, vou adorar saber.