Estrias são marcas que afetam a nossa pele toda vez que ela é demasiadamente esticada. Na maior parte das vezes, atinge mais as pessoas jovens, durante a fase de crescimento ou quando engordamos ou ainda quando ganhamos muita massa muscular. As meninas têm mais estrias na região dos seios, nádegas e quadris e elas podem aparecer logo que entram na puberdade devido ao rápido crescimento do corpo e ao estiramento da pele nestas áreas. Já as mulheres mais maduras ganham estrias quando engravidam ou engordam.
Embora a maior vítima das estrias sejam as mulheres, os homens também podem tê-las e no sexo masculino elas costumam aparecer nas costas, devido ao crescimento muito rápido que acontece na puberdade. Também nas axilas, bíceps e coxas pelo excessivo ganho de massa muscular, especialmente nos praticantes de musculação. Um grande erro das pessoas é achar que as estrias aparecem quando emagrecemos muito. Muito pelo contrário. Elas surgem quando, por algum motivo, a nossa pele é muito esticada e de maneira muito rápida. Portanto, emagrecer não causa estrias.
Tipos de Estrias
Logo no início, as estrias apresentam-se vermelhas e isso significa que existe uma ligeira inflamação sob a pele no local onde ela foi esticada. Nesta fase, o tratamento é fácil e certo, isto é, ainda há tempo de eliminá-las por completo.
Esta vermelhidão costuma durar de quatro a seis meses e então as estrias vão se tornando brancas, o que significa que uma pequena cicatriz está se formando por debaixo da pele, e o tratamento vai se tornando cada vez mais difícil e complicado. Então, recomenda-se que todo tratamento antiestrias seja iniciado tão logo surjam os primeiros sintomas e enquanto elas ainda estão vermelhas.
Tratamentos caseiros
Tratar as estrias vermelhas é mais fácil e os resultados são quase sempre muito bons, podendo haver desaparecimento completo destas marcas dependendo da assiduidade com que o tratamento é feito. E qual a melhor receita caseira para as estrias vermelhas?
O tratamento deve ser dividido em duas etapas. Em primeiro lugar, durante o banho, você deve fazer uma leve e muito suave esfoliação com açúcar. Leve para o banho o equivalente a uma colher de sobremesa de açúcar normal e massageie com muita suavidade sobre as regiões afetadas pelas estrias vermelhas e com a pele previamente umedecida.
Esta esfoliação deve durar cerca de 30 segundos e não deve ultrapassar um minuto para não irritar a pele. Em seguida, tome seu banho normalmente lavando e enxaguando bem a pele e, ao sair do banho, faça a aplicação de óleo extravirgem de oliva puro. Compre um bom óleo de oliva, de preferência que seja italiano, extravirgem, e que tenha acidez máxima de 0,6%. Leve o equivalente a 1 colher de chá do óleo para o banheiro ou já deixe armazenado num vidro com conta-gotas e após o banho e aplique uma a duas gotas do óleo de oliva sobre cada estria vermelha massageando por dez segundos. Por ser natural e muito puro, os óleos de oliva italianos são rapidamente absorvidos, em cinco minutos eles já penetram bem, e não deixam a pele gordurosa. Faça este tratamento sempre duas vezes ao dia e ao final de dois ou três meses, as estrias vermelhas terão desaparecido completamente.
E as estrias brancas? As estrias brancas são de tratamento mais difícil e o tratamento caseiro poderá apenas amenizar. Cosméticos mais potentes e até mesmo a intervenção de procedimentos médicos como os ácidos, laser ou luz intensa pulsada podem ser necessários.
Professor Maurício Pupo - cosmetólogo, presidente do IPUPO Pós-Graduações e coordenador científico da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine. Mais sobre o autor em: http://www.ipupo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário